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Meditação - o cultivo mental longo de amável bondade

Temos uma excelente meditação para sugerir agora: gastar algum tempo – talvez 30 segundos ou um minuto – apenas tentando seguir cada um dos passos já apresentados.

Esse tipo de meditação – onde você ativamente “pensa” algo e foca em trazer um sentimento a sua mente – é chamado de “meditação analítica” no Budismo, e é bastante comum. Também temos meditações em que não temos um foco específico, mas isso é material para outro dia.

Treinando nossa mente em focar-se em cada um dos passos explicados nós podemos também nos familiarizar com as sensações e, esperançosamente, trazer um pouco desse sentimento para nossa vida cotidiana, elevando tanto nosso estado mental quanto nossas intenções para fazermos o que temos que fazer no nosso dia. Com certeza você já tenta felicitar algumas pessoas na sua vida, talvez até mesmo em seu trabalho, por exemplo, e lembrar que você trabalha para felicitar as pessoas também é bem agradável.

Resumiremos aqui todos os estágios que explicamos. Siga-os trazendo cada sentimento a mente, nutrindo-o, e se mantendo calmo e sem muita distração. Recomendamos o tempo de meio minuto ou um minuto em cada etapa!

   1. Lembrar o quão bondosos os seres foram conosco;

   2. Desenvolver esse senso de gratidão e querer “repagar” toda a bondade que você já recebeu;

 
 3. Ter uma atitude generosa e aberta a que os outros sejam felizes, sabendo que é ok ser bondoso com eles;

   4. Ter uma atitude simpática aos outros estarem cada vez mais felizes, e reforçar o sentimento de que realmente queremos agir para que os seres sejam muito felizes;

   5. Ir além do que você pensa que é seu próprio limite e gerar um coração ainda mais caloroso e cheio de consideração a felicidade alheia, pelo máximo número de seres que você puder;

   6. Ter uma atitude presente, constante, e pura mantendo esse sentimento e deixando esse sentimento “cozinhar” dentro da sua mente, sem medo ou expectativas.

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