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Texto 2: Antídotos espirituais e a "não-identificação" com o que vier a mente

Exemplo de aplicação de um antídoto

Tomemos o exemplo do desejo. Todos concordam que querer coisas boas é natural e desempenha um papel essencial para nos ajudar a realizar nossas aspirações. Mas desejar algo em si não é útil nem prejudicial. Tudo depende do tipo de influência que tem sobre nós.

 

Desejar algo pode tanto de inspirar nossa vida para nos direcionar a boas ações quanto obscurecer a mente quando se torna uma necessidade intensa e imediata. Pode nos encorajar a agir de forma construtiva para nós mesmos e para os outros, mas também pode causar dor intensa. O último ocorre quando o desejo está associado ao apego e ao desejo. Em seguida, faz com que nos tornemos viciados nas causas do sofrimento. Nesse caso, é fonte de infelicidade, e não há vantagem em continuar sendo regido por ela.

 

Aqui você pode aplicar o antídoto da liberdade interior ao desejo que causa sofrimento. Você imediatamente traz à sua mente a qualidade reconfortante e calmante da liberdade interior e passa alguns momentos ou minutos permitindo que um sentimento de mais liberdade nasça e cresça dentro de você.

 

 

Como o desejo também tende a distorcer a realidade e projetar seu objeto como algo sem o qual você não pode viver, para recuperar uma visão mais precisa das coisas, você pode reservar um tempo para examinar todos os aspectos do objeto de seu desejo e ver como sua mente se sobrepôs suas próprias projeções sobre ele. Por fim, você deixa sua mente relaxar no estado de consciência, livre de esperança e medo, e aprecia o frescor do momento presente, que age como um bálsamo para acalmar a queimação do desejo.

Se você fizer isso repetidamente e com perseverança – e este ponto é realmente o mais importante – isso levará gradualmente a uma mudança real na maneira como você experimenta as coisas ao longo do tempo.

Não identificação com os sentimentos ruins

A segunda maneira, talvez ainda mais poderosa, de lidar com as emoções aflitivas é parar de se identificar com elas: você não é o desejo, não é o conflito e não é a raiva. Normalmente nos identificamos completamente com nossas emoções.

 

Quando somos dominados pelo desejo, pela ansiedade ou por um ataque de raiva, nos tornamos um com ele. Está onipresente em nossa mente, não deixando espaço para outros estados mentais, como paz interior, paciência ou raciocínio, que podem acalmar nossos tormentos.

 

 

A solução é estar ciente do desejo ou da raiva, em vez de se identificar com eles. Então a parte de nossa mente que está ciente da raiva não está com raiva, está simplesmente consciente. Em outras palavras, a consciência não é afetada pela emoção que está observando.

 

Compreender isso torna possível dar um passo atrás e perceber que a emoção é, na verdade, desprovida de solidez real . Precisamos apenas fornecer um espaço aberto de liberdade interior, e a aflição interna necessariamente se dissolverá por si mesma.

 

 

Ao fazer isso, evitamos dois extremos, cada um tão ineficiente quanto o outro: reprimir nossa emoção, que então permaneceria tão poderosa quanto antes, ou deixá-la explodir, às custas de quem está ao nosso redor e de nossa própria paz interior. Não se identificar com as emoções é um antídoto fundamental aplicável a todos os tipos de emoções em qualquer circunstância.

 

 

Este método pode parecer difícil no começo, especialmente no calor do momento, mas com a prática, ficará mais fácil manter o domínio de sua mente e lidar com as emoções conflitantes do dia-a-dia.

Já mencionamos algumas práticas em nossas reflexões neste curso e em breve começaremos a apresentar práticas de meditação mais fáceis que tornarão os alunos melhores nisso.

 

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