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Texto 2: Longe das comparações e de dominar a felicidade alheia

Saindo da armadilha da comparação

Talvez a melhor parte do Regozijo Imensurável seja que ela é um antídoto para o hábito autodestrutivo da cobiça e da inveja. Em vez de sentir inveja, quando outra pessoa alcança circunstâncias favoráveis, nos juntamos a ela ao desfrutar e celebrar as condições positivas como se fossem nossas. O que é ótimo nessa prática é que apenas ficamos cada vez mais alegres. Tantas coisas boas acontecem todos os dias, e agora a boa sorte dos outros também é nossa.

Para começar a cultivar a alegria imensurável, precisamos construí-la sobre uma base de contentamento interno. Muitas vezes, não sabemos como simplesmente desfrutar dos frutos das coisas normais, dos bons momentos que surgem. Com muita frequência, no meio de um dia perfeito, você já se pegou dizendo algo como: “Pena que todos os dias não podem ser assim!” Eu nunca conheci uma única pessoa que não tenha dito isso em algum momento. O maior ladrão do contentamento é nosso hábito de constantemente comparar o que está acontecendo com as circunstâncias de outra pessoa ou com nossa versão idealizada de como a vida deveria ser. Isso não é apenas um empecilho, mas talvez até não saudável para nosso próprio sistema mental.

Ao lembrar de regozijar repetidamente ao longo dos nossos dias, esperamos que possamos estender essa qualidade de uma maneira que não apenas eleve nossa felicidade, mas também naturalmente nos torne mais úteis aos outros em nossas decisões e ações.

Sim, está tudo bem ficar feliz com coisas que não estão relacionadas a você.

Muitos estudantes, ao tentarem praticar a compaixão e a bondade amorosa, exageram e colocam sobre si mesmos a tremenda pressão de pensar que a felicidade de todos os outros depende deles.

A alegria na realidade tem uma perspectiva mais ampla; ela reconhece que os seres também podem encontrar sua felicidade sem você! Um dos maiores fatores na prática da alegria é encontrar sua própria felicidade na felicidade dos outros – especialmente nesses momentos de felicidade que não têm nada a ver com você. Digamos que uma mulher esteja muito bonita, mas você não foi quem fez a maquiagem dela; ainda assim, você ficaria muito feliz com a beleza dela. Da mesma forma, se outra pessoa alcança um grande sucesso sem nenhuma contribuição sua, você ainda poderia encontrar felicidade em sua conquista.

 

 

Lidando com a dificuldade e nos superando de forma gradual

Praticar o regozijo é estar constantemente atento a tudo o que é bom, agradável, correto e alcançado pelos outros. E então, associe sua felicidade, não às suas próprias conquistas, mas às deles – especialmente aquelas conquistas que não têm nada a ver com você.

Se você encontrar duas pessoas muito apaixonadas, fique muito feliz por elas. Se você conhecer alguém muito estudioso, fique feliz por esse aprendizado. Se alguém é bonito, fique feliz por essa beleza. Se alguém medita melhor do que você ou parece ser um ser humano melhor, fique feliz por essa pessoa. Se você está tentando meditar e duas pessoas estão falando alto do lado de fora do seu quarto, fique feliz que elas tenham algo para conversar. Se um celular tocar, em vez de ficar irritado por sua geração de bondade amorosa em relação a todos os seres como ter sido interrompida, fique feliz que alguém tenha se lembrado dessa pessoa e esteja ligando.

Quando a alegria surge de uma atitude de contentamento básico, a bondade amorosa e a compaixão nunca estão distantes. Mas tire a alegria dessa mente – e toda a bondade amorosa e compaixão que você está tentando irradiar para os seres, todos os slogans, técnicas e meditações são apenas exercícios incompletos. Eles lhe darão uma sensação de ter feito algo. Mas eles realmente vão transformar e transcender sua mente? Isso é duvidoso. Portanto, alegre-se com as realizações dos outros.

Agora, nenhuma dessas qualidades de bondade amorosa, compaixão e alegria é melhor que a outra. Mas sempre achei, e muitos grandes mestres eruditos ensinaram, que a alegria pode ser a qualidade mais crucial de todas.

Portanto, boa sorte para nós ao exercitar e desenvolver nossa capacidade de se alegrar! Mas lembre-se, esses desafios não são para nossas primeiras aventuras nessas práticas. Assim como empurramos gradualmente o limite ao alongar nossos tendões, com essas práticas empurramos o limite de maneira gentil, mas consistente.

Paradoxalmente, é essa abordagem gentil e gradual que produz resultados mais rápidos. Se eu fizer alongamentos suaves nos tendões duas vezes ao dia, todos os dias, por um curto período, em questão de semanas, posso tocar minhas palmas no chão. Se eu só fizer isso uma vez por semana, não faço progresso. Até mesmo estudos científicos mostraram que, após algumas semanas de prática diária, a capacidade das pessoas de conexão amorosa, em várias formas, melhora.

As ações das pessoas durante o dia também mudam. Conforme você continua a praticar, sem dúvida também notará uma diferença em você e dentro de si mesmo. Outras pessoas do lado de fora eventualmente também notarão, mas você provavelmente notará ainda mais.

Depois de treinar nessas maneiras de se sentir mais conectado, menos sozinho, como você poderia deixar de se sentir assim, em movimento? E lembre-se, não há regra que diga que você tem que parar quando não está sentado em seu quarto. Assim como com o alongamento dos tendões, você pode acelerar essas mudanças usando esses métodos sempre que pensar nisso durante ao longo da vida diária.

 

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